sábado, maio 03, 2008

Narcisismo, por várias lentes espelhos

O narcisista , segundo várias fontes:
" Os narcisistas estão mais preocupados com o modo como se apresentam do que com o que sentem. De fato, eles negam quaisquer sentimentos que contradigam a imagem que procuram apresentar. Agindo sem sentimento do self derivdo de sensações corporais. Sem um sólido sentimento do self, vivem a vida como algo vazio e destituído de significado. É um estado de desolação"
Alexander Lowen
" Interessa-lhe seduzir, ardilosamente, tendo em vista o poder e o controle de Bentinho e, por seu intermédio, de todos os demais à sua volta. Como todo narcisista".
Machado de Assis, sobre Capitu
" As pessoas com transtorno de personalidade narcísica tem um sentimento grandioso de própria importância e preocupam-se com fantasias sobre seu próprio sucesso, poder, brilhantismo ou beleza".
David Holmes
" Narcisista é alguém mais bonito que você"
Millor
Diante de tantas explicações sobre o narcisismo, e tão variadas, cabe dizer que todas elas encerram verdades. O narcisista realmente é uma criatura tal como Capitu, mais mulher do que Bentinho é homem, ardiloso, sedutor, mas, acima de tudo, uma criatura frágil, porque necessita do constante aplauso.
Narcisista que se preze gosta é de espelho, paralisa-se diante de um, sendo capaz, inclusive, de casar com um.
Caetano, Pedro Almodóvar ou Oscar Wilde, fato é que o narcisista é aquela pessoa que, na falta do reflexo, busca no outro a resposta para aquilo tudo que duvida, de fato , que exista em sua essência. O que então desejar? tudo aquilo que penso ser e não sou. E a verdade?
A verdade está escondida nos mais obscuros porões da nossa mente, aquele que chamamos de inconsciente desde que um austríaco se aventurou por esses mundos tão sórdidos e tão fascinantes...e aquilo que não queremos ver escondemos, até de nós mesmos!
E ainda dizem que a terapia cognitivo comportamental vai conquistar o planeta!