sexta-feira, outubro 13, 2006

Dói

Os poetas, os romances, as músicas, os escritores, os cancioneiros, os cantores, os jornais, a televisão, as novelas, as senhoras mais vividas, as meninas não vividas...bem que todos sempre parecem dizer...amigo, quando dói assim, é dor de amor. Parece que nem era pra doer, parece não ter localização fixa, irradia, machuca, fere, dói que ninguém parece perceber, senão a gente. Dói por não ter local,dói por ser angústia...dói invisível mas dói tudo.
Dói nos joelhos, nos pés e nas mãos. Dói até os cabelos!Dói a cabeça cansada de pensar e de lembrar, dói nos cotovelos.
Dói dormir e sonhar que tudo está como antes no lugar, mas dói acordar e ver que era apenas um sonho. Dói no sono, dói na falta de sono. Dói até na fome, que não passa com comida. Dói sem ninguém ver. Mas, que nada, há de haver alguém interessado em nossa dor? A dor tão íntima e tão nossa, aquela que não nos deixa?Não, amigo, a dor, é minha só e não é de mais ninguém, alguém já disse.
Dói o esqueleto, dói a alma e a vontade, dói também o coração, que parece se encolher tal como se encolhe um corpo frio no chão da sala. Dói e encolhe. E dizem que dor assim, só pode ser dor de amor.
Dói infinita e indiscretamente. Dói o juízo, dói. Dói a lembrança de não mais ter o que se teve, dói no peito não poder reverter, dói estar nas mãos de alguém, mas não mais estar no coração.
Dói insuportável e completamente. Dói amor, dói. Dói não te ter nas maõs, dói e deixa um vácuo repleto de lembranças.
Está doendo, está ferido algo cá dentro. Dói demais e sempre mais. Dói e não para de arder. Talvez demore a sarar, talvez o prognóstico não seja agradável diante do lamentável diagnóstico. Dói, está doendo e , enquanto nao passa, só pode é doer mais. Dói, amor.
e há quem diga que só se dói assim se for de amor.

segunda-feira, outubro 09, 2006

A selva humana - leitura básica para presas novas e predadores

Eu às vezes paro na frente da tevê e fico aqui passando um canal, outro, outro...acho graça e interessante uns animais sabe...aqueles do discovery channel, nossa...os animais realmente surpreendem, um leao em posição de caça, uma zebra alerta pra dar o bote...
Mas sabe o que acho mais interessante?o comportamento do ser humano...esse sim, verdadeiramente surpreendente.
Sempre cheio de nuanças, mudanças radicais que nos pegam de surpresa e podem ate - se é que estamos falando do discovery channel - entreter os mais ávidos espectadores.
Fico aqui pensando...ser humano é um barato, ama, odeia, volta a amar, gosta, mas ama, nao sabe o que sente, mas ama...é uma diversão só!Vi dia desses alguém falando sobre essa duvida cruel que assola a espécie dos humanos: o que quero?
Eu às vezes penso qu as pessoas não sao feixes de instintos e que, em um momento, existe "eu quero" eu nao quero"..como não se trata aqui de zebras e leões...o sentimento, por exemplo, o amoroso, presume-se que seja verdadeiro enquanto durar...o que não vale, na selva dos homens, é enganação, é o que muita gente fala.
Mas peraí, podem dizer, mas traições não são o caminho, o caminho é o bom e velho diálogo, Içami Tiba que o diga! Acontece que o bom e velho diálogo não vale muito mais do que atrações súbitas e juras de amor trocadas de véspera. Não, atrações são mais legais, mais emocionantes e nos faz sentir vivos, então, se quisermos ser vivos, melhor darmos o bote e deixarmos a presa antiga, lá morta...vai dizer que não é questão de instinto?
A verdade, caro amigo ou amiga, é que nenhuma certeza realmente existe e nos acalenta, nos nina e bota para dormir. Certezas são ilusões que ouvimos e dizemos a nos mesmos e aos outros. Depois das certezas, vem as desilusões e os consequentes baques. Sim, vivemos em selvas, o animal mais visível aos olhos certamente leva vantagens em cima do animal que não aparece. Nâo é a lógica?Como abocanhar o que não está no campo de visão? Até sabemos dos ferormônios, sabemos sim, poderosos na arte da conquista e do acasalamento animal.
Então o que nos faz pensar diferente? somos por acaso diferente dos bichinhos que vimos na tevê.
Não somos, por que a sinceridade dói, pq a conquista eh necessária e porque , porque simplesmente o ato de caçar é revigorante, muito mais que a presa dada. A presa dada sempre perde, pense nisso amigo. bom mesmo é ser a novidade, é jogar armas pra conquistar. Isso deixa o ser humano - animal em situações difíceis, mas não menos prazerosas.
Freud certa vez falou que se não houvesse a civilização estaríamos entregues aos insntintos humanos que são de fato corrosivos , desrespeitosos. Ora, Freud, acorde, realize, a selva existe denrto de nós, a selva precisa existir pra sustentar a vida, sobre a selva dos sentimentos humanos, civilização nenhuma pode jamais ser construída.
Isso é porque somos fúteis, por que somos levados e levianos, porque desejamos o que é do outro, porque o que temos não mais importa e porque, é preciso caçar. Comportamento humano não é muito mais que isso, i nstinto, imbecilidade, e muita semelhança com os gorilas.
Vou deixar mais claro pra vc, gorila-homem, ou ratazana-mulher: Você não é não, superior aos animais selvagens do Discovery Channel, você realmente não o é, e sabe o porque?Por que a leviandade impera, porque impulsos de caça valem mais do que qualquer tipo de sentido de civilização. Um bom exemplo, como citei é o amor. O que é o amor?Eu acho bonito os rituais de acasalamento dos animais, temo pelo ser humano, sempre procurando atiçar seu desejo, sempre atrás de outras paragens, enfim, renovar é preciso. Felizmente ou infelizmente, a felicidade que é sempre buscada nem por essa mudança cruel de objetos é alcançada. Mas o que estou falando? a verdade é que nunca pode ser suprida nossas necessidades. Seja você a presa nova ou a velha, não se iluda, querido ou querida, serás sempre a presa destinada a ser passado (a) pra trás, porque é assim o ser humano, racionaliza em cima da banalidade animalesca: 'não é você, sou eu" "você é legal,mas"...quando na verdade...instintos, impulsos, caça, necessidade preenchida imediatamente.
O que cabe às presas trocadas?chorar e "fazer o luto" , o que cabe às presas novas "viver o momento enquanto não se é presa trocada" . Não é discovery Channel, tampouco é bolsa de apostas..é o mundo humano-animal.
Sinta-se à vontade para usar, abusar, enjoar e trocar...porque essa coisa de que somos mais que animais é balela, e que amor nada maisé do que uma palavra, inventada por algum humano, em alguma época da história para descrever um sentimento , mas, existe sentimento?Existe algo que nos prenda e nos assevere carinho extremo ao próximo?Olha....é um ponto bom de se discutir..sentimento também é outra palavra inventada, pobre gorila!
Por isso, viva os instintos, viva o acasalamento em ritmo acelerado e descartável do ser humano, viva isso tudo!!A selva é aqui, pegue seu lugar entre as árvores de maiores copas, e vá a caça.
Amor, Sentimento, Carinho, palavras, palavras...enfiadas em dicionário.