terça-feira, julho 15, 2008

O lado B das expressões cotidianas ou dicas para viver em sociedade


Nesse mundo em que vivemos, diante de tantas atrocidades que vemos por aí, diante de tanto desrespeito aos direitos humanos, às instituições familiares, às autoridades parentais estamos sempre um tanto indefesos. Não sabemos o que pode nos acontecer se, por algum acaso do destino, algo/alguém nos atingir. É pensando nisso que me preocupo e me comovo e também escrevo algumas sugestões, conselhos mesmo, de como viver a vida de forma mais segura e tranquila, mesmo que estejamos no mundo atual.

Considero que uma das formas de se proteger da babaquice atual é munir-se de ironia. Sim, ironia de manhã, ironia com café, ironia com suco de uva e ironia de madrugada. Use-a sempre, de forma inteligente e estarás a salvo das atrocidades que poderiam (Poderiam!) atingir-te. Interessante é notar que a ironia é a melhor defesa, porém, para ser um bom estrategista é necessário desmontar a estratégia do outro. Em outras palavras: ironia com ironia se paga, por isso, fiquemos atentos quando:


1) te chamarem de "Meu bem":


Não seja inocente. Note que as pessoas que te chamam de meu bem são geralmente desconhecidos, atendentes em alguma loja, caixas de banco, pessoas comuns que estão na sua frente em alguma fila, vendedores, enfim. Quem te chama de meu bem, quase sempre, é alguém com quem você não tem vínculo de amizade algum, então, por que diabos você seria o bem dessa pessoa? Você a conhece profundamente pra dizer que sua existência seria considerada o bem dela? E se for o mal? O que acarretaria ser o mal de alguém? Isso quer dizer que se você estivesse, numa situação hipotética, pensemos, alvejado num tiroteio e estivesse com tal pessoa, um ladrão armado viesse, olhasse para vocês e dissesse: " - Olha aqui, vou matar um dos dois, escolham quem vai pro andar de baixo", a pessoa diria " - Não, mate-me primeiro! Fulano é meu bem! antes eu do que ele".

Não seja tão ingênuo. "Meu bem" é falsidade, e , se a pessoa for inteligente, é ironia. Ninguém é o bem de ninguém, e, se alguém te chamar de meu bem e essa pessoa não estiver sendo irônica, desconfie. Além do mais, deve ser chato demais ser o bem de alguém. Mas o que é o bem? As perguntas parecem não mais acabar.


2) te chamarem de Meu filho/Minha filha


Não sei se já perceberam, mas quase sempre que você é chamado de meu filho ou minha filha quer dizer que: a) você é burro e não fez alguma coisa direito b) você irritou alguém profundamente contando-lhe verdades. É batata. Nunca vi algo tão verdadeiro como isto. Observe: Você está na fila de um banco na qual passou os últimos 45 minutos até que, felizmente, chega a sua vez de dirigir-se ao caixa. É quando o quase-sempre-anêmico bancário atrás o balcão diz: "Não meu filho, não é aqui não, depósitos só no outro lado". Ou seja, o que a pessoa quis dizer é : "Seu burro, é ali, viu antes não?". O outro exemplo pode ser dado quando você, no meio de uma discussão acalorada consegue manter-se controlado e diz para a pessoa surtada: "Cuide-se, fulano, vá ser feliz". Ora, quer algo mais irritante que isso? " - Meu filho, eu sou feliz, tá ? Você é que não é", pode apostar, essa pessoa é tudo, menos feliz.

Note que nesses dois exemplos ninguém aqui é pai ou mãe de ninguém. Não seria realmente dos pais que ouvimos a maioria dos "meus filhos" e "minhas filhas" por aí. Eu fico aqui pensando: Se a expressão é citada, na maioria das vezes, nessas situações de hostilidade, o que seria um filho para um pai? Um burro que não sabe de nada, uma pessoa que vem esfregar as verdades? Não, meu filho, por favor , né?


3) te chamarem de "Vida"


Desconfiem! Muito. Desconfie de algúem que te chame de "Vida". Se você tiver a auto-estima elevada certamente vai se comover e pensar: "Poxa, sou tão importante, sou a vida de fulano". Porém, e se a auto-estima de fulano for uma droga? "Pqp, como pode ser eu a vida daquele ser miserável que só me procura pra contar desgraças, tragédias e afins? Por que eu? Meu Deus!Eu sou a vida dele (a)...Imagino como sou miserável e patético.

Se você for romântico em excesso, advirto: Ninguém é a vida de ninguém, caso o fosse, a cada coração partido teríamos dado nossos últimos suspiros. Imagine se a cada "vida" que se fosse realmente morrêssemos...nem o gato, que tem sete, seria páreo para nós.


4) te disserem "Eu te amo"


Sim, depois da invenção da televisão o "eu te amo" foi banalizado de uma forma que qualquer um pode ouvir uma "declaração" com direito a trilha sonora ao fundo - tal qual um folhetim. Porém, cabe a nós, ligados que somos nas crueldades cotidianas, entender que, no melhor dos casos a pessoa gosta muito de você.

E no pior? No pior a pessoa é canalha/cretina/sacana/falsa/irônica e quando diz que te ama , no fundo, quer dizer "te odeio". Portanto, desconfie de um eu te amo e , se você não quer magoar , diga apenas "Hahaha, ok! também gosto muito de você", pois isso evita maiores julgamentos sobre a índole de quem está falando, não perca tempo pensando se a pessoa é falsa ou ingênua.


5) te disserem "Vou me matar"


Seja honesto agora: Quantas pessoas que você conhece se mataram? Claro, sempre existem pessoas que, cansadas e enfadadas da vida terrena, estão esperançosas que lá do outro lado - seja céu ou inferno ou sete palmos abaixo da terra - algo de melhor está lhe aguardando, essas são realmente pessoas otimistas.

A bem da verdade, ninguém que diz que vai se matar se mata, de fato. É como escrever um bilhete suicida e lê-lo antes do golpe final. Mentira. Quase sempre é chantagem e você pode responder: "Ah é? Vai se jogar do 8º andar por minha causa? Então tá, dá um tchauzinho quando passar pela minha janela, certo?". Uma outra alternativa de resposta pode ser : " Então pula, desgraçado!". Garanto que a coragem vai pras cucuias essa hora. Entenda: É pura chantagem emocional. Suicida que se preza vai lá e morre, acabou-se, mata-se, não fica anunciando antes da cena fatal.

Outro dia encontrei alguém que me disse que ia se matar por minha causa. Estava rindo, serelepe e de namorada nova. Pensei aqui comigo: Já reencarnou?


6) te disserem "Entendo..."


Na maioria das vezes a pessoa não entende, está de saco cheio de ouvir lamentações - quase sempre as mesmas e diz que te entende por pura falsidade. A pessoa que diz te entender é quem mais quer se livrar de você e naquele momento em que você a inunda com suas bobagens sentimentalóides o que o outro está é blasfemando internamente contra você : "Mas que diabos, ele(a) não pára de falar...o que eu faço? Como eu queria fazer minhas coisas, ir a praia, pegar um cinema, e aquele filme vai sair de cartaz...poxa mas eu estou aqui, bancando o amigo, vou dizer que entendo ele numa tentativa de cortar a conversa...". Sim, o "entendo" significa "Já saquei que sua tara é vir aqui me encher os ouvidos com a ladainha de sempre de que ninguém te ama, ninguém te quer..eu entendo."

Se você estiver falando e seu interlocutor, por ventura, em um dado momento da conversa falar "entendo" , entenda você: você está falando demais.


7) te disserem "Estou com saudades"


Sou do tipo de pessoa que acredita que quando se está com saudade de alguém/algo vai lá e mata a saudade. Se alguém diz que está com saudades de você e - se não houver nenhum impedimento geográfico decente, o que equivale dizer mais do que 300km de distância - ainda assim não move uma palha para matar essa saudade, desconfie, o "estou com saudades" é falso, é apenas aparência e , se vier seguido de "vamos marcar de nos ver?" , pior ainda, acredite: Você nunca mais verá tal pessoa. Ah é? Tá com saudade? Tá mesmo? Então vem aqui, poxa, vamos matar essa saudade que nos consome, que nos aperta o peito e cala a voz? Vem aqui! Se a pessoa vier, pode ter certeza que ela está mesmo com saudade de você.

E se não vier? É porque achou que saudade é uma palavra bonita a qual você pode dizer para desculpar sua ausência. "Poxa, nunca mais falei com fulano, apesar de ser uma criatura desprezível, sinto-me em débito, vou dizer que tenho saudades, vou mandar um scrap, aí já me desobriga de ligar".


Pois é, o mundo é cruel e cabe a nós nos precavermos, estarmos sempre atentos ao discurso que ouvimos por aí e não nos deixar cair na tentação de não sermos irônicos. Portanto, abra os ouvidos e principalmente saiba a hora de falar e a hora de calar. Afinal, além de irônicos, temos que manter a elegância e o charme, não é, vida?