segunda-feira, julho 07, 2008

Ela é toda boa e burra


“O corpo é um escravo que devemos submeter à rigorosa disciplina da indústria da forma (enganosamente chamada de indústria da saúde) e um senhor ao qual sacrificamos nosso tempo, nossos prazeres, nossos investimentos e o que sobra de nossas suadas economias.”

Maria Rita Kehl



Pois é, e bem que a autora tem razão: o que vemos por aí é um desfile de patricinhas e peruas - seu equivalente mais velho - às voltas com os desejos consumistas e com as traquinagens industriais que a mídia nos joga no colo todos os dias: Renew 25+, Ultimate Rugas off, etc. e tal. No entanto, parece que no meio deste pardieiro em que se tornou a sociedade contemporânea, eis que surge uma luz, sim! E vinda da Bahia, quem diria?!

Acho pertinente demonstrar aqui o quanto algumas pessoas estão tocadas com a futilidade atual, com a tirania do corpo perfeito. Eis que surge Ivete Sangalo, sustentando um contra-ponto à lógica consumista-hedonista da sociedade contemporânea com sua já clássica "Toda boa".

Considerando a importância da música e sua função de protesto diante de tudo que se vê de mais ignóbil na sociedade capitalista, resolvi fazer uma análise aprofundada da mesma visando entender o paradigma baiano por trás de uma música que aparentemente, repito: Aparentemente é despretenciosa. Veremos que , na verdade, não é bem assim:



TODA BOA ( Comp. Indisponível)



1 ) Intro:


"O negocio é o seguinte minha gente...Vocês já me conhcem de cabo a rabo...De rabo a cabo... Quero dizer a vocês:Eu Sou Piriguete !Sou ou não sou?




Faz-se necessário apontar que a autoria da composição não está disponível no site em que procurei. Provavelmente se eu me dignasse a procurar mais acharia o autor da pérola em questão. No entanto, deixei assim mesmo para conotar o nivel de protesto implícito em tal música. O autor, certamente temendo represálias, resolve abdicar dos louros do sucesso para amargar a difícil posição de anônimo. Sabendo o quanto sua música está impregnada de revolta, parece uma solução sábia manter-se à surdina, longe dos holofotes. Prefiro crer nisso, como um bom argumento do que procuro demonstrar aqui, então deixo anônimo mesmo.

Essa é a introdução da música em que Ivete, sabendo-se possuidora de um corpo invejado pelas mulheres brasileiras, faz uso da sensualidade para se expor aos olhos públicos. Diz-se Piriguete, conceito já trabalhado aqui em outra análise do pensamento contemporâneo através da música do gênio McPapo.

É interessante entender que Ivete se coloca na posição de Piriguete, mulher nitidamente provocante e sensual; pode-se notar que esta posição é afirmada quando a cantora utiliza um chiste (uma piadinha, psicanaliticamente falando) de duplo-sentido, ressaltando o caráter sexual da anatomia feminina: "De rabo a cabo". Percebe-se que a intenção de Ivete foi trazer um cunho sexual à expressão "de cabo a rabo", ressaltando a parte posterior de seu corpo para deleite da platéia masculina, susceptível a todos os apelos referentes a esta região anatômica em especial.



2) E toda piriguete que se presa ela também é problemática!

É ou não é?agora uma coisa que eu tenho certeza...

É que eu sou toda boa"

Vê-se que, ao contrário do que foi revelado na parte inicial da composição, a vida de Piriguete não é uma vida fácil, tampouco extremamente positiva. De acordo com Ivete, há, sim, questões existênciais perpassando o inconsciente da Piriguete: Ora, Piriguete também tem inconsciente e, oxigenado ou não, este também é detentor de misérias, de problemas, denunciador de questões com as quais o sujeito não consegue lidar. Por isso, a problemática, definida sublinarmente como uma mulher histérica, também, apesar da beleza física e do cuidado com o corpo do qual tanto se orgulha, possui um outro lado menos bonito, mais verdadeiro talvez, o lado negro do inconsciente freudiano. Sim, a Piriguete é problemática, deve desmaiar nos lugares e temer a falta de identidade, a qual busca através do sacrifício do corpo. Maria Rita Kehl certamente foi inspiração para esta letra.

Apesar de todo o problema inerente à essência Piriguete, nota-se que, no fim das contas, Ivete regozija-se de sua condição. Essa postura extremamente positiva diante da própria existência é revelada no trecho " Eu sou toda boa", Boa, neste sentido, indica pessoa de aparência física exaltada pela comunidade masculina por sua exuberância das formas, a popular "gostosa". Ivete, não se deixando abater pelos possíveis problemas existênciais, demonstra estar satisfeita com sua condição de Piriguete, tendo, portanto, certeza de que agrada.



3) Pele bronzeada mulher brasileira a coisa mais linda

Chamada de avião corpo de violão a maior obra prima

Em todos os cantos do universo é ver várias delas brilhar

Fruto do pecado do homem que sempre quer desfrutar




O trecho acima revela o estereótipo-exportação da mulher brasileira exaltada nos quatro cantos do mundo: bronzeada, corpo escultural. De acordo com esta passagem, nota-se que a mulher a qual todos admiram e entendem como modelo de brasileira é aquela que passa boa parte do seu tempo dedicada à exposição aos raios U.V.A E U.V.B, objetivando assim um corpo "dourado", popularmente chamado corpo "da cor do pecado". A questão do feminino enquanto maldição masculina está implícita também na expressão "Fruto do Pecado".

Ao que se pode notar, como já foi antecipado, a letra parece inocente, apenas uma musica hit de verão, porém, vê-se que o autor que aqui preferimos deixar em anonimato, possui conhecimentos psicanalíticos, especialmente no tocante à posição do feminino na fantasia masculina: "Fruto do pecado do homem que sempre quer desfrutar". Ora, o que mais do que um astuto protesto sobre a condição feminina de objeto na fantasia masculina o autor quis dar a entender nesta frase aparentemente tão ingênua? Descobre-se, então, a princípio, a intenção real do autor: denunciar o caráter de objeto ao qual o feminino se presta na fantasia masculina: Comparada a um fruto, o feminino visa ser deglutido, "desfrutado" pelo prazer masculino.



4) É uma obra divina que nasceu para o nosso bem

E quem ama levante o dedo e grite:- Amém!

Maravilhosa os meus elogios não são á toa

Você é a água que mata sua sede

Mulher Brasileira é toda boa



Nessa passagem pode-se entender que o "nosso" revela o sexo do autor da música; é como se estivesse dizendo que o ser feminino nasceu para o "bem" masculino, é o que podemos, pelo menos, considerar. Outro ponto pertinente na canção é a aproximação do feminino a tudo que é divino, como o nome já diz, tudo feito por Deus. Aqui percebe-se a concepção teológica do autor em detrimento do argumento darwiniano, em outras palavras: o autor prefere acreditar na historinha bíblica de que a mulher nasceu de uma costela de Adão a considerar a origem das espécies a partir de um processo evolucionário. Fica evidente então que além de machista o cara ainda está um pouco ultrapassado em suas considerações...

Um ponto que se faz enigma: "você é a água que mata sua sede, mulher brasileira é toda boa". Sinceramente? eu tentei mas não compreendi: Sede de quem? O que o autor quis dizer com essa comparação do feminino à agua? Acredito que tenha sido mais uma sutilíssima alusão à Psicanálise. Se considerarmos a simbologia dos sonhos proposta por Freud, a água está relacionada a tudo que seja materno, logo, feminino. Isso, sem dúvida, é mais uma relação que podemos fazer; a mulher-água mata a sede, masculina, óbvio, sendo não apenas fruto a ser desfrutado pela comunidade masculina, mas também água e não me espantaria se virasse cerveja um dia, ou mesmo "água que passarinho não bebe". Vide Zeca Pagodinho e os comerciais de cerveja. Alguma relação implícita?



5) E toda boa ai ai

Ai ai ela é toda boa

Toda boa, toda boa,

quero ouvir as piriguetes

Ai ai ela é toda boa



Nesta passagem, que funcionaria como o "refrão" da música podemos notar o caráter sexual das interjeições "Ai", relacionadas com a exaltação da voluptuosidade do corpo feminino, a repetição apenas deixa mais claro isto: Toda boa, toda boa. Em seguida, Ivete incita a participação das mulheres identificadas como Piriguetes a cantarem acerca de sua condição feminina.




6) Auto estima fofinha tá toda delicia

Auto estima negona tá toda gostosa

estima coroa... auto estima negona

Auto estima gordinha...

auto estima ivetinha

Mulher Brasileira...



Nesta passagem da música encontra-se o contra-ponto mais explícito à concepção narcisista da sociedade contemporânea, talvez o momento em que o autor deixou sua real intenção de protesto escapar: Percebe-se as minorias como privilegiadas: Os tipos físicos considerados "diferentes" pela sociedade são exaltados em suas particularidades. Vide o "gordinha", relacionado ao "delícia". Assim, parece que nesta passagem em especial toda uma concepção narcisista da mulher bronzeada, fruto do pecado, a do corpo violão é minorada, pois prevalece a idéia de que, mesmo que você seja gorda, tenha auto-estima, mesmo que não esteja mais fazendo parte da faixa etária considerada jovem, sinta-se bem consigo mesma.

Confesso que, a primeira vista, não entendi a tardia valorização das mulheres que não fazem parte do imaginário masculino. Serão elas também "toda boa"? E, se são, porque diabos exaltou-se o corpo violão anteriormente? A letra se torna confusa nesse ponto de vista, apenas atentei para a questão do protesto tardiamente, depois de várias leituras e análises a cerca da música. É preciso muita atenção para entender a real intenção do autor e não cair na crítica comum ao simplesmente dizer que a música é um lixo.



7) Toda boa, toda boa,

toda boa, toda boa

Ai ai, ela é toda boaToda boa,

toda boa ela é toda boaa

Ai ai ela é toda boa



A música se encerra com a já tradicional exaltação da voluptuosidade do corpo feminino. a expressão "Toda boa" é repetida incessantemente e , de acordo com a observação presencial feita nos shows em que a música é reproduzida, a dança rebuscada e repleta de sensualidade e movimentos provocantes acentua as formas do corpo-violão (algumas pessoas, no entanto, estando mais bem definidas como possuidoras de um corpo-não-tão-violão, determinadas que são, seguem ao pé da letra a incitação à auto-estima e dançam despudoradamente visando apenas o prazer efêmero de descer até o chão).


Ao fim dessa profunda análise de "Toda Boa", podemos notar que chegamos a mais questionamentos do que a conclusões rápidas e certeiras. Talvez tenha sido essa mesma a intenção do autor-anônimo: Chamar atenção, em tom de protesto, para o exagero do culto ao corpo, denunciar o preconceito social em torno das mulheres menos favorecidas fisicamente, trazendo uma nova concepção de beleza aos ouvidos da massa rebolativa.

Percebe-se, então, que o autor utilizou o mesmo recurso do McPapo, autor do "Funk da Piriguete: Fingir estar adequado aos padrões atuais de beleza-juventude-magreza ao criar uma composição com o nome de "Toda boa", mas, na verdade, denunciar a tirania da sociedade: Ele só deixa evidente seu caráter de protesto no trecho em que encoraja a auto-estima das mulheres não convencionalmente belas e/ou boas. Em outras palavras: é um gênio que, temendo represálias, prefere fingir um adequamento à sociedade hedonista a defender agressivamente seu ponto de vista - o mesmo fez Chico Buarque, nos tempos da ditadura.

Mas, aqui fica a questão, será que a Piriguete que rebola e geme: "ai ai ela é toda boa" tem noção do caráter de protesto implícito da música? Digo enfaticamente: Não, ela não sabe e ela só veio para dançar, ela é toda boa. Às vezes eu acho que cada sociedade tem o gênio que merece.