segunda-feira, outubro 09, 2006

A selva humana - leitura básica para presas novas e predadores

Eu às vezes paro na frente da tevê e fico aqui passando um canal, outro, outro...acho graça e interessante uns animais sabe...aqueles do discovery channel, nossa...os animais realmente surpreendem, um leao em posição de caça, uma zebra alerta pra dar o bote...
Mas sabe o que acho mais interessante?o comportamento do ser humano...esse sim, verdadeiramente surpreendente.
Sempre cheio de nuanças, mudanças radicais que nos pegam de surpresa e podem ate - se é que estamos falando do discovery channel - entreter os mais ávidos espectadores.
Fico aqui pensando...ser humano é um barato, ama, odeia, volta a amar, gosta, mas ama, nao sabe o que sente, mas ama...é uma diversão só!Vi dia desses alguém falando sobre essa duvida cruel que assola a espécie dos humanos: o que quero?
Eu às vezes penso qu as pessoas não sao feixes de instintos e que, em um momento, existe "eu quero" eu nao quero"..como não se trata aqui de zebras e leões...o sentimento, por exemplo, o amoroso, presume-se que seja verdadeiro enquanto durar...o que não vale, na selva dos homens, é enganação, é o que muita gente fala.
Mas peraí, podem dizer, mas traições não são o caminho, o caminho é o bom e velho diálogo, Içami Tiba que o diga! Acontece que o bom e velho diálogo não vale muito mais do que atrações súbitas e juras de amor trocadas de véspera. Não, atrações são mais legais, mais emocionantes e nos faz sentir vivos, então, se quisermos ser vivos, melhor darmos o bote e deixarmos a presa antiga, lá morta...vai dizer que não é questão de instinto?
A verdade, caro amigo ou amiga, é que nenhuma certeza realmente existe e nos acalenta, nos nina e bota para dormir. Certezas são ilusões que ouvimos e dizemos a nos mesmos e aos outros. Depois das certezas, vem as desilusões e os consequentes baques. Sim, vivemos em selvas, o animal mais visível aos olhos certamente leva vantagens em cima do animal que não aparece. Nâo é a lógica?Como abocanhar o que não está no campo de visão? Até sabemos dos ferormônios, sabemos sim, poderosos na arte da conquista e do acasalamento animal.
Então o que nos faz pensar diferente? somos por acaso diferente dos bichinhos que vimos na tevê.
Não somos, por que a sinceridade dói, pq a conquista eh necessária e porque , porque simplesmente o ato de caçar é revigorante, muito mais que a presa dada. A presa dada sempre perde, pense nisso amigo. bom mesmo é ser a novidade, é jogar armas pra conquistar. Isso deixa o ser humano - animal em situações difíceis, mas não menos prazerosas.
Freud certa vez falou que se não houvesse a civilização estaríamos entregues aos insntintos humanos que são de fato corrosivos , desrespeitosos. Ora, Freud, acorde, realize, a selva existe denrto de nós, a selva precisa existir pra sustentar a vida, sobre a selva dos sentimentos humanos, civilização nenhuma pode jamais ser construída.
Isso é porque somos fúteis, por que somos levados e levianos, porque desejamos o que é do outro, porque o que temos não mais importa e porque, é preciso caçar. Comportamento humano não é muito mais que isso, i nstinto, imbecilidade, e muita semelhança com os gorilas.
Vou deixar mais claro pra vc, gorila-homem, ou ratazana-mulher: Você não é não, superior aos animais selvagens do Discovery Channel, você realmente não o é, e sabe o porque?Por que a leviandade impera, porque impulsos de caça valem mais do que qualquer tipo de sentido de civilização. Um bom exemplo, como citei é o amor. O que é o amor?Eu acho bonito os rituais de acasalamento dos animais, temo pelo ser humano, sempre procurando atiçar seu desejo, sempre atrás de outras paragens, enfim, renovar é preciso. Felizmente ou infelizmente, a felicidade que é sempre buscada nem por essa mudança cruel de objetos é alcançada. Mas o que estou falando? a verdade é que nunca pode ser suprida nossas necessidades. Seja você a presa nova ou a velha, não se iluda, querido ou querida, serás sempre a presa destinada a ser passado (a) pra trás, porque é assim o ser humano, racionaliza em cima da banalidade animalesca: 'não é você, sou eu" "você é legal,mas"...quando na verdade...instintos, impulsos, caça, necessidade preenchida imediatamente.
O que cabe às presas trocadas?chorar e "fazer o luto" , o que cabe às presas novas "viver o momento enquanto não se é presa trocada" . Não é discovery Channel, tampouco é bolsa de apostas..é o mundo humano-animal.
Sinta-se à vontade para usar, abusar, enjoar e trocar...porque essa coisa de que somos mais que animais é balela, e que amor nada maisé do que uma palavra, inventada por algum humano, em alguma época da história para descrever um sentimento , mas, existe sentimento?Existe algo que nos prenda e nos assevere carinho extremo ao próximo?Olha....é um ponto bom de se discutir..sentimento também é outra palavra inventada, pobre gorila!
Por isso, viva os instintos, viva o acasalamento em ritmo acelerado e descartável do ser humano, viva isso tudo!!A selva é aqui, pegue seu lugar entre as árvores de maiores copas, e vá a caça.
Amor, Sentimento, Carinho, palavras, palavras...enfiadas em dicionário.

Nenhum comentário: