sábado, junho 07, 2008

Conversa sobre amor - Alguns conselhos para corações recém-partidos


Responsabilidade. Palavrinha complicada que muitos desconhecem. Responsabilidade é requerida em diversos momentos de nossas vidas e , algumas vezes, repele outra palavra, essa muito conhecida, chamada Egoísmo.

Pois é, responsabilidade nem sempre é ensinada em casa, muito raramente é ensinada na escola. É irmã do bom senso e indica que se deve ser capaz de assumir o que se faz.

Quando se trata de um trabalho, responsabilidade é requerida constantemente; a competitividade está aí e se você não for, no mínimo responsável pelo que lhe compete, por sua função, você está fora e será mais um a ler os classificados de empregos nos jornais. Quando se trata de relacionamentos a responsabilidade é algo quase essencial, porém, não necessariamente usado.

Algumas pessoas não compreendem o significado da palavra "Responsabilidade". Quando se entra na vida de alguém, é-se responsável pelas mudanças que nela ocorre. Não digo que sejamos todos nós responsáveis pelos corações que partimos, afinal, quem quiser fazer reclamações quanto a isso vá fazê-las ao Cupido, que deixou tal flecha lhe acertar o peito de forma fatal.

Não falo disso, falo de responsabilidade pelas vidas que tocamos sem sequer saber que o fizemos. Ficar calado às vezes é preferível a falar verdades instântaneas. A partir do momento em que você escolhe entrar em uma vida, e nela permanecer, deve-se ter consciência do que se fala, de como se fala e o porquê.

Eu juro que não queria, mas lembro-me do Pequeno Príncipe e a raposa e é impossível não citar a velha e sempre sábia "você é eternamente responsável pelo que cativa". Poderia eu acrescentar: Você é responsável e sabe muito bem que o é. Segundo a sabedoria orkutiana (que mudança) "Não provoque aquilo que de fato não deseja. Seja certeiro em suas atitudes quando se trata de outras vidas envolvidas.

Se você deseja ardentemente ter uma família, construir algo, que o faça com alguém que você ame o suficiente para imaginar como uma boa influência para um filho que você terá - acredito que um filho é algo importante demais para ser pensado assim, de qualquer jeito ou feito de qualquer forma.

Se você se envolve com alguém deveria saber que está cativando uma alma, que nem todas as pessoas são feitas para serem "animadoras de auto-estima". A maioria delas tem sentimentos, às vezes os guarda um pouco, não por não tê-los, mas por medo. Há pessoas, sim, que merecem bem mais do que a função de animar a auto-estima e espantar as frustrações alheias, infelizmente, essas são as que mais procuram os consultórios psicológicos.

Responsabilidade, a meu ver, está ligada a nobreza de caráter e a uma coisa bem mais simples que isso: não faça aos outros o que não quer para si. Se não tem certeza do que quer, não envolva outras pessoas em seus dilemas, nem todas não valem nada.


É como relacionar-se com crianças: Deve-se ser bastante responsável pelo que se faz a uma criança, isso formará o seu caráter futuro e escolher a mãe ou o pai que, no mínimo, amemos, é um bom começo para qualquer criação.

Responsabilidade se deve ter ao tocar uma alma, ao conversar com um idoso, ao ouvir as queixas de pessoas, ao desenvolver um trabalho, ao estudar. Responsabilidade, especialmente, porque não se vive nesse mundo sem precisar do próximo e, algumas vezes é bom deixar uma lembrança boa.


Por isso, aí vão lições preciosas que tenho aprendido nesses últimos dias/meses


1) O que sai da sua boca chega ao ouvido de alguém, isso é científico e seu discurso ou mesmo qualquer coisa que seja emitido por seu aparelho vocal está destinado à chegar ao aparelho auditivo de um outro, que interpreta como bem quiser, mas, ainda assim, é o destinatário de qualquer coisa por você proferida, portanto, tenha bastante cuidado com o que emite por aí.


2) Jamais diga "eu te amo" no calor de situações românticas. É como ir ao supermercado quando se está com fome. Não fale, fique calado, preferível é ser tachado como uma criatura glacial a ser leviano. Não se ama em um dia, nem em dois, e, no máximo, você pode gostar muito de alguém, isso não lhe permite emitir um "eu te amo", alguns ouvidos românticos são muito susceptíveis a certas frases feitas.


3) Não fique com alguém por acomodação, por achar que o tempo está passando e que você está com sua alma gêmea. Essa coisa e alma gêmea é uma invenção dos românticos letrados, que sabendo da historinha grega, resolve tentar aplicá-las em sua vida, na maioria das vezes, quando se acha que se encontrou a alma gêmea se encontrou de tudo, menos uma alma, quem dera ser gêmea e, cá entre nós, é pretensão demais achar que a pessoa que idealizamos por diversos motivos é exatamente igual a nós. Resumo: românticos são criaturas muito egocêntricas.


4) Não sabote alguma coisa por medo do tombo que, talvez, leve. Nem tudo que reluz é ouro, eu sei, mas também, nem tudo que seduz é lodo. Ok. Quando se trata de relacionamento, geralmente o tombo é previsível. Porém, resta pedir-lhes paciência, porque o tombo pode até demorar a acontecer. Se você tiver sorte o edifício é alto demais e há de se ter muitos andares para subir antes de cair do 45º andar. Não seja covarde, se algo lhe atrai, tente, de repente pode até ser uma pessoa interessante, em algum momento da sua vida, pode construir algo com você.


5) Definitivamente, você pode dar seu coração a alguém. O que não pode é sair falando, ecoando aos quatro cantos do mundo que, finalmente, encontrou alguém decente. Isso não se faz por dois motivos: a) A não ser que você tenha o corpo fechado ou acredite muito em pensamento positivo, isso gera inveja, e não é nada bom sair espalhando e exalando felicidade; uma vez que há muito de amargo nesse mundo, algo doce é logo invejado. b) A pessoa decente pode espantar-se com tamanha efusividade e simplesmente afastar-se e você, coitado que é, voltará ao discurso da vítima: " E eu, que achava que esse (a) prestava!".


6) Se você for mulher, seja homem! Exatamente! Esse papinho de "sou para casar", "sonho com meu príncipe" é ultrapassado, nenhum príncipe vai bater a sua porta, descer de seu cavalo e trazer um sapatinho de cristal para você. Se você quer algo, certifique-se de que o outro alguém também quer. Seja homem, pergunte, não peque por omissão. Vai que a pessoa espera, também, uma Cinderela que bata a sua porta? Evite contos de fadas, esses, na maioria das vezes, não saem dos livros e servem apenas para divertir crianças.


7) Seja ignorante. Isso é um direito que lhe cabe. Se alguém foi irresponsável com você, seja também, devolva. Ou é ou não é. Seja claro, objetivo e , se necessário for, mande ao inferno assim que sentir vontade de fazê-lo, com esta atitude está-se evitando um sintoma cancerígeno assim como intalar-se com mais um sapo. Não os engula, a não ser que estes sejam parte essencial da sua dieta. Resumo: Mande ao inferno literalmente, posto que algumas pessoas, com certas atitudes, não estão te mandando para lugares nada angelicais, a diferença é que não falam "Vá para o inferno!"


Isso seria um ótimo manual se não houvesse tantas outras coisas entre o pensamento e o sentimento. E as histórias se repetem e , por mais que as pessoas evoluam, por mais que as sociedades progridam, um coração partido ainda é a maior clientela de um consultório psicológico. Mas, sejamos positivos: antes fazer terapia que jogar-se do 45º andar.

Nenhum comentário: